Vocação: o misterioso jeito da atração divina

Todo vocacionado é um ser atraído por Deus. A existência inteira é envolvida por um chamado angustiante, parturiente de um futuro de grandes possibilidades. Vocação não é um convite a um estado de ser, a um simples modo de viver no mundo, é mais amplo, pois envolve o ser humano por inteiro, todo ele é convidado a uma dedicação total para, como efeito, ter felicidade plena.

A Bíblia é marcada por histórias vocacionais que evidenciam concretamente como foi a vida dos chamados, uma modificação integral, radical, que deu à vida deles rumos impensáveis até então. Abraão, Moisés, Isaías, Jeremias e alguns outros, como foram provados por Deus mesmo para responderem e viverem segundo a resposta que deram. Sustentar todos os dias o sim é confiar na fidelidade Daquele que chama, e ainda, chama sempre para o melhor, para a felicidade. Ele conhece aqueles que chama, Ele sabe também onde os envia.

O Pai das misericórdias sabe o jeito de atrair, sabe pedir nossa resposta. Por vezes de forma tão delicada que nos constrange e faz até chorar, mas sabe atrair. Vocação é a forma de refinar a existência, aperfeiçoar a condição de ser discípulo, é apostar no Amor e não se importar para onde Ele conduzirá no futuro, é acreditar que Ele nos antecede sempre, seja na vida conjugal, seja na vida religiosa e consagrada.

Deus é sempre amigo do ser humano, quer sempre estabelecer convívio, relacionar-Se conosco. Jesus de Nazaré chamava de maneira mais inusitada, nunca nas formalidades. Era na beira da praia, no trabalho das pessoas, nas casas, nos banquetes. Chamados inusitados em condições inusitadas para pessoas inusitadas. Quem seria tão criativo? Quem queria ser ladeado por homens pobres, rudes, aparentemente de vida pequena e com poucas chances de êxito? Tão inusitado e tão criativo que só Deus mesmo poderia agir assim, só Deus mesmo poderia atrair assim.

O Amor sempre atrai, sempre convida, age sempre na liberdade do ser humano, o Amor sempre propõe, o Amor sabe cativar. Faz parte da delicadeza de Deus chamar, vocacionar. Essa é uma forma Dele manter amizade conosco. É salutar recordar que no horizonte de toda vocação está a cruz, não significando que Deus chama para o sofrimento, mas que ele é sim, dimensão integrante da resposta, a dor é condição de ser gente. Com efeito, a ressurreição brilha sempre como o sol a cada manhã, afastando a noite escura de qualquer tormento.

É preciso deixar-se vocacionar por Deus, vale a pena não resistir ao Amor, mais ainda vale imitá-lo. Apostar na cruz, confiar na ressurreição e ser feliz. Anunciando, amando, sofrendo por isso, na certeza da recompensa eterna. Vocação é expressão ineludível da misericórdia divina, é a transformação amorosa de toda miséria em amor. Só quem ama é assim, só Deus é assim, só Ele atrai para a verdadeira realização humana.

ALESSANDRO TAVARES ALVES

IV ANO DE TEOLOGIA

TAGS:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *