Carta Pastoral

LEOPOLDINA, 08 DE DEZEMBRO DE 2015

Saudações em Cristo!

Dentro do contexto festivo e alegre da abertura do jubileu da misericórdia, promulgado pelo Papa Francisco, me dirijo aos queridos sacerdotes, diáconos, religiosos, religiosas, leigos e leigas da nossa amada Diocese de Leopoldina para informar-lhes a respeito da nova configuração e organização pastoral que desejamos, a partir do próximo ano, implementar  na nossa Diocese, com o apoio e o entusiasmo de todos o clero, agentes de pastoral, movimentos e pessoas de boa vontade.

O concílio Vaticano II, que completou este ano 50 anos de encerramento, insistiu muito na busca da construção de uma igreja pautada pelos princípios da comunhão e da participação. Temos caminhado progressivamente nesta direção, porém podemos aperfeiçoar ainda mais os mecanismos que permitem a efetiva implantação desta eclesiologia. E, sem dúvida alguma, um dos mecanismos privilegiados para a implementação de tal eclesiologia são as assembléias pastorais.

Movido pelo Espírito de Deus, motivado por esta eclesiologia e atento à necessidade de uma melhor e maior organização pastoral da nossa diocese, venho através desta carta pastoral convocar toda a diocese, especialmente os sacerdotes e os cristãos leigos e leigas, para a realização de três assembléias no próximo biênio de 2016-2017:

1ª)  Durante o ano de 2016 cada paróquia deve se organizar para realizar a sua assembléia pastoral. O objetivo é avaliar a caminhada, traçar prioridades de ação pastoral e fortalecer os mecanismos de comunhão e participação em cada comunidade da Paróquia.

2ª) Durante o primeiro semestre de 2017, a partir dos resultados das assembleias paroquiais, serão organizadas as assembléias por foranias. Para que estas assembléias aconteçam, é importante o empenho dos vigários forâneos e dos sacerdotes e leigos que compõem cada forania. O que for trabalhado e discutido em nível paroquial se tornará matéria de discussão e aprofundamento nas assembléias das foranias.

3ª) Por fim, no segundo semestre de 2017, será realizada a assembléia diocesana. O objetivo desta é traçar o perfil pastoral da diocese a partir do material recolhido e trabalhado nas assembléias paróquias e nas assembléias das foranias.

Para que estas decisões sejam realmente efetivadas, peço ao nosso clero que divulgue as atividades programadas para os dois próximos anos e se empenhe na organização das assembléias que lhe competem. Desejo que estas assembléias aconteçam dentro de um clima de amizade, fraternidade, amor mútuo e que sejam de grande proveito para a caminhada pastoral das paróquias, foranias e diocese.

Aproveito a ocasião para agradecer todo o trabalho e empenho de cada um ao longo deste ano de 2015 e para transmitir a todos os meus mais efusivos votos de um natal abençoado e um ano novo pleno de saúde e paz.

Deus abençoe a todos.

Dom José Eudes Campos do Nascimento