07 de Agosto de 2018

RETIRO ANUAL DE CATEQUISTAS

Publicado por

No último final de semana, 04 e 05 de agosto, aconteceu no Centro de Pastoral ‘Dom Reis’, na cidade de Leopoldina, o retiro anual para catequistas. O encontro contou com a participação de representantes das paróquias de toda a diocese e teve como abordagem o texto da Mulher Samaritana (Jo 4, 1-42) à luz do Documento 107 da CNBB – Iniciação à Vida Cristã: itinerário para formar discípulos missionários. O evento foi orientado pelo seminarista Márcio Júnior, do nosso Seminário Maior Nossa Senhora de Guadalupe.

O retiro sempre tem por objetivo o encontro pessoal com Jesus. Portanto, momentos profundos de oração, reflexão pessoal, trabalhos em grupos e colocações por parte do orientador marcaram esses dias de encontro.

O texto do Evangelho de São João que narra esse episódio da Mulher Samaritana tem grande profundidade teológica e espiritual. Desse modo, ele foi trabalhado passo a passo durantes esses dias, com o intuito de ouvir a voz de Deus em cada passo para nossa vocação enquanto catequistas, evangelizadores e educadores da fé. Jesus é a fonte de Água Viva, e nós buscamos Nele essa água, para que, pelo nosso testemunho de fé, tornemo-nos também essa fonte que jorra para toda vida.

Pe Antônio Márcio, diretor diocesano da Catequese, esteve presente nesses dias, acompanhando e apoiando os catequistas em seus trabalhos junto às crianças, jovens e adultos, que buscam seu amadurecimento na fé. Pode ele concelebrar com o Sr. Bispo Diocesano, Dom José Eudes, a missa de encerramento do retiro, na qual agradeceu a todos pela presença e pelo carinho para com esse importante movimento pastoral.

Louvemos a Deus por esse momento de espiritualidade, por todos(as) que participaram e contribuíram para a sua realização, pela vida e vocação do Seminarista Márcio, que aceitou essa proposta e por todos os catequistas de nossa diocese. Sejam firmes e perseverantes na fé! Deem testemunho do amor e da bondade de Deus e façam discípulos de Cristo em todos os lugares que passarem.

Coordenação Diocesana de Catequese