18 de Maio de 2017

Formação Permanente do Clero da Diocese de Leopoldina/MG

Publicado por Autor:Pe Oliveiro Teodoro

Conforme calendário de nossa Diocese, a Pastoral presbiteral reservou os dias 15, 16 e 17 de maio para a atualização de nosso clero, tendo em vista,  nossa formação permanente. O encontro aconteceu no Centro de Pastoral Dom Reis, já reformado, tornando o ambiente muito acolhedor. Foi um encontro muito descontraído, quando tivemos a oportunidade de conviver, refletir, estudar, rezar e confraternizar.

Nossa formação permanente constou de três momentos: na tarde de segunda-feira tivemos, Pe. Paulo Roberto, nosso coordenador de Pastoral, nos dando uma visão da carta do Papa Francisco “Evangelii Gaudium”, (A alegria do Evangelho). Na   terça feira, como segundo momento, tivemos a presença simpática do Pe. Cássio Barbosa, da Arquidiocese de Juiz de Fora, que trabalhou conosco sobre as doenças do espírito tendo como inspiração os Padres da Igreja (Patrística).    Foi muito proveitoso, com uma mensagem clara que levou todos nós a refletirmos muito sobre o Ministério Presbiteral. Para ajudarmos nosso povo, precisamos estar espiritualmente saudáveis. Na manhã de quarta-feira, tivemos, com Frei Gilberto, uma explanação do Documento do Papa “Laudato Si’ Louvado sejas” – (sobre o cuidado da casa comum), que nos chama a atenção para os problemas sérios de cunho ecológico que afetam o meio ambiente e para passos que precisamos dar, num alerta de que o planeta necessita de cuidados urgentes.

Somos agradecidos por momento tão ímpar. Nós ganhamos muito e nossas Paróquias e Diocese também ganharão através de atitudes Pastorais renovadas de todos.

Por tudo,

Deus seja louvado.