- Diocese de Leopoldina - http://dioceseleopoldina.com -

FORMAÇÃO PARA CATEQUISTAS NA FORANIA DE VISCONDE DO RIO BRANCO

            Aconteceu na Forania de Visconde do Rio Branco, nos dias 05 e 06 de maio, o ICAD – Instituto Catequético Diocesano – Curso de Formação para Catequistas; o curso teve a participação de 65 catequistas das diversas paróquias desta forania. O curso aconteceu na Paróquia Santo Antônio em Visconde do Rio Branco, e teve início às 8h no sábado, com a assessoria de Padre Valdemar Tadeu, que realizou uma reflexão sobre o Documento 107 – “Iniciação à vida Cristã ‘- Itinerário para formar discípulos missionários’.

            Este processo de ‘Iniciação à vida cristã’ consiste na imersão em uma nova realidade.  Essa realidade nova é o mistério de Cristo Jesus em sua paixão, morte, ressurreição, envio do Espírito Santo. O processo de iniciação, desta forma, será também um processo de aproximação do Senhor. Assim, a vida cristã é um novo viver que requer uma disposição para dar passos, mediante os quais a pessoa aprende e se deixa envolver pelo mistério amoroso do Pai, pelo Filho, no Espírito Santo. Esta Iniciação à vida cristã deve despertar-nos para novas relações no âmbito eclesial, comunitário e pessoal. Trata-se, portanto, de um caminho que nos provoca à uma nova mistagogia do encontro. Eis porque torna-se tão urgente para todas nossas pastorais e movimentos o estudo deste Documento 107.

            No sábado, dia 05, aconteceu o estudo do Documento 107 e no domingo houve, na parte da manhã, um momento de espiritualidade a partir deste mesmo Documento da Igreja. Agradecemos ao Padre Valdermar Tadeu e ao seminarista Heitor Vinícius pela disponibilidade em nos ajudar na assessoria deste encontro. Agradecemos também à Coordenação da Catequese da Forania pelo empenho na organização do mesmo; na certeza de que trabalhos juntos pela Dimensão bíblico-catequética em nossa Diocese de Leopoldina.

Pe. Antonio Marcio Marques de Queiroz

Asssessor Diocesano da Dimensão Biblico-Catequética