11 de Abril de 2017

CONVITE-MISSA DA UNIDADE E BENÇÃO DOS SANTOS ÓLEOS

Publicado por

  A Missa da Unidade, momento de fé e oração que reúne todas as comunidades da Diocese de Leopoldina, será realizada no dia 13 de abril, às 9 horas da manhã, na Paróquia Santo Antônio em Belisário.

   Todos são convidas para participar da celebração. Padres, religiosos (as) seminaristas, vocacionados, leigos, jovens, instituições e cristãos de boa vontade se unem nesse importante momento, em que todo o clero renova os votos sacerdotais e concelebra com o Bispo Diocesano a Unidade do Povo de Deus em torno do Sacramento da Eucaristia, instituído por Jesus, na Última Ceia. Durante a celebração, há a bênção dos Santos Óleos utilizados pelas paróquias da Diocese para a celebração dos sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.

A Quinta-feira Santa, comumente, pela manhã, nas catedrais celebra-se uma Missa, chamada de bênção dos santos óleos ou missa do crisma ou missa crismal. Dessa Santa Missa, oficiada pelo bispo da diocese, participam os sacerdotes de todas as paróquias com uma delegação de fiéis para expressar, de modo todo particular, a união da comunidade eclesial. O senhor bispo consagra “os santos óleos”, que serão utilizados em todas as paróquias para a administração dos alguns sacramentos: Batismo, Crisma e Unção dos Enfermos.. Após a homilia os padres, diante do bispo, fazem a Renovação das Promessas Sacerdotais. Em outro momento, dentro da Santa Missa, acontece a bênção dos santos óleos. O bispo, os padres e o povo de Deus, todos unidos numa única família, nessa celebração.

Santos Óleos
Na Quinta-feira Santa, óleo de oliva misturado com perfume (bálsamo) é consagrado pelo Bispo para ser usado nas celebrações do Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e Ordenação.

São abençoados os seguintes óleos:

Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”.É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos.

Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito.

Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *