- Diocese de Leopoldina - http://dioceseleopoldina.com -

Campanha Missionária quer reforçar a necessidade da superação da violência

A necessidade da superação da violência é o foco da Campanha Missionária 2018, que acontecerá no mês de outubro. Neste ano, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) celebram 40 anos de missão. Na ocasião, serão lembradas a vida de tantos missionários que construíram essa história.

Com o tema “Enviados para testemunhar o Evangelho da paz” e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8), o objetivo do mês missionário é sensibilizar, despertar vocações missionárias e retomar a temática da superação da violência.  O presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Esmeraldo Barreto de Farias, diz que a violência é uma realidade gritante e forte que perpassa todas as realidades da sociedade brasileira e por isso exige a retomada em termos de reflexão sobre os fatos de violência, as raízes da violência e passos para a superação da violência.

“Além do ver a realidade, a campanha missionária quer iluminar com a Palavra de Deus a fim de que estejamos conscientes da atitude de Jesus que pregou a Paz e entregou sua vida pela Paz, pois ele sabia muito bem que violência gera violência. Levando em conta a nossa realidade marcada pela violência e as luzes que encontramos na Palavra de Deus e em muitas experiências concreta nas comunidades urbanas e rurais, a campanha missionária deseja valorizar e fortalecer as práticas já existentes que contribuem para a superação da violência e apontar caminhos de paz”, destaca.

Alinhados com a Campanha da Fraternidade 2018 que refletiu a construção da cultura de paz, as Arqui/dioceses de todo o Brasil vão reforçar a reflexão na temática superação da violência durante o mês de outubro.

O papa Francisco desde o início de seu pontificado tem nos convidado a agir sem medo e sem rigidez, com coragem e igualmente “dóceis” ao Espírito, para além das estruturas que nos asfixiam. Uma Igreja não burocrática, mas uma Igreja em saída, próxima das pessoas. Neste espírito, e em comunhão com a Campanha da Fraternidade de 2018, queremos viver juntos o grande projeto de Deus de construir a civilização do amor, trecho do texto da novena missionária.

Dom Esmeraldo ressalta que o papa Francisco tem sido não um proclamador da Paz, mas os seus gestos têm sido um testemunho verdadeiro de superação da violência. A campanha missionária incentiva os gestos sejam eles maiores e menores que ajudam na superação da violência. Incentivar os gestos nessa linha da superação da violência é cristã e pedagogicamente um passo muito importante.

Divulgação

As Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realizam o Lançamento da Campanha Missionária de 2018, no dia 17 de setembro, às 14h, na sede provisória da CNBB em Brasília.

Na ocasião, será apresentado um dos vídeos da Campanha Missionária, que traz o testemunho de superação da violência na periferia de Fortaleza, onde há 21 anos atua o Centro de Defesa da Vida Herbert de Souza. Também será apresentado o processo de organização do Mês Missionário Extraordinário, convocado pelo Papa Francisco para ser celebrado em outubro de 2019.

O presidente da Comissão para Ação Missionária faz uma avaliação da realidade que o país está vivendo. “Estamos vendo como a violência está ligada a estruturas sociais injustas que beneficiam uma pequena elite e deixa milhões em situação de extrema pobreza. As camadas pobres continuam sendo violentadas em seu ser e viver por falta de condições mínimas de vida: casa para morar dignamente, saneamento básico, trabalho estável, alimentação, tratamento decente para a saúde; educação de qualidade e outros”, ressalta.

Ainda nesse contexto, dom Esmeraldo, afirma: “os pobres se sentem sem forças para reagir diante de estruturas tão esmagadoras. Mas, há pequenos sinais que alimentam a esperança. Como afirma o Papa Francisco: “Não deixemos que nos roubem a esperança!” (EG 86)”.

Todo o material de divulgação, apresentação geral da Campanha, cartaz e novena já estão disponíveis para download no site das POM. Além da Mensagem do papa Francisco para o Dia Mundial das Missões, santinho dos Padroeiros da Missão, envelopes para a coleta do Dia Mundial das Missões, orações dos fiéis e os vídeos da Campanha Missionária de 2018.

Clique aqui para baixar o Material da Campanha Missionária 2018. [1]