27 de Setembro de 2018

Caminhos da Piedade – 2018 Seguir Jesus à luz da Fé. “Sei em quem acreditei” (2Tm 1,12b)

Publicado por Autor:Simone Siervi

Fé, coragem, entusiasmo e determinação são algumas das qualidades presentes nos peregrinos do já tradicional “Caminhos da Piedade”. A caminhada tem início na Praça Santa Rita de Cássia, em Cataguases, às 4h da manhã, rumo a Piacatuba, cuja padroeira é Nossa Senhora da Piedade. São 19 km de caminhada, até chegar à Praça da Cruz Queimada, onde é celebrada a Santa Missa, sempre presidida pelo nosso bispo diocesano, Dom José Eudes, que também caminha ao lado dos fiéis, e concelebrada pelo idealizadore participante do evento, Padre Jorge LuizPasson. Nos anos anteriores, o Monsenhor Chamel também esteve presente, não sendo possível comparecer desta vez. Sua ausência foi muito sentida por todos.

Piacatuba é um lugar muito agradável e tranquilo, além de ser dotado de extrema beleza. Seus habitantes esbanjam simpatia e hospitalidade. Na entrada da cidade, os fiéis são recebidos com muito carinho pelos moradores que enfeitam suas casas, colocam mesas com café da manhã nas ruas, oferecem lanches gostosos e mensagens especiais para aqueles que chegam. A banda de música também se apresenta, prestigiando os peregrinos. Já é o segundo ano que Leopoldina e Itamarati juntaram-se a esta caminhada de fé e a cada ano o número daqueles que participam aumenta mais, somando cerca de 2000 pessoas só neste ano. Há também aqueles que preferem ir com suas bicicletas.

Logo que a missa termina, há uma pequena procissão com a imagem de Nossa Senhora da Piedade até a igreja, onde há a consagração dos fiéis à Nossa Senhora e a bênção aos fiéis e suas famílias.Aos caminheiros (as) só ficou bonito porque vocês fizeram acontecer. Até 2019…