14 de Agosto de 2018

Seminário de Vida no Espírito Santo: proposta querigmática para o RICA

Publicado por Autor:Pe Silas Geraldo

           Quando a Igreja se pronuncia a respeito da Iniciação à Vida Cristã está se referindo, primeiramente a uma experiência de discipulado com Jesus, ou seja, a uma profunda experiência com a pessoa de Nosso Senhor, experiência capaz de tocar as profundezas do coração e dar sentido à vida humana. Sem essa “iniciação”, certamente qualquer agente de pastoral ou movimento poderá ser assombrado pela fadiga e desencanto diante de sua atividade evangelizadora, ou ainda, cair na “tentação” de realizá-la de forma mecanizada, o que poderá se traduzir pela esterilidade pastoral. O Documento de Aparecida nos dá direcionamentos pontuais sobre o itinerário da Iniciação Cristã.

             Sentimos a urgência de desenvolver em nossas comunidades um processo de iniciação cristã que comece pelo querigma e que, guiado pela Palavra de Deus, conduza a um encontro pessoal, cada vez maior, com Jesus Cristo, perfeito Deus e perfeito homem, experimentado como plenitude da humanidade e que leve á conversão, ao seguimento em uma comunidade eclesial e a um amadurecimento de fé na prática dos sacramentos, do serviço e da missão. (Doc. Aparecida nº289).

             Temos aí a indicação do Querigmacomo o fio condutor para a Iniciação Cristã que terá seu seguimento com a imersão desse discípulo na vida eclesial como autêntico evangelizador.Mas o que é Querigma? É um anúncio forte, atraente e testemunhal da pessoa de Jesus Cristo morto, ressuscitado e glorificado, a fim de que pela fé e conversão e pela profunda experiência do amor de Deus, possamos ter uma vida nova no Espírito.

            Nessa premissa, a paroquia Divino Espírito Santo, empenhada em formar discípulos que se tornem autênticos missionários, realiza no período de 06/08 a 11/08/2018 o Seminário de Vida no Espírito Santo (SVES), que foi configurado em nove (9) encontros de oração, pregação e partilha fraterna com o objetivo de levar os seus participantes a vivenciarem um Encontro Pessoal com Nosso Senhor pelo anúncio do QUERIGMA, experiência da efusão do Espírito Santo e vivência fraterna.[1] Portanto, o querigmaantecede a catequese.

        O querigma não é somente uma etapa, mas o fio condutor de um processo que culmina na maturidade do discípulo de Jesus Cristo. Sem o querigma, os demais aspectos desse processo estão condenados a esterilidade, sem corações verdadeiramente convertidos ao senhor. Só a partir do querigma acontece a probabilidade de uma iniciação cristã verdadeira. Por isso, o Igreja precisa tê-lo presente em todas as suas ações. Doc. Aparecida nº278a

        Na paróquia Divino Espírito Santo, o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), após estudos e diagnóstico da realidade pastoral da paróquia fez convite a todos os agentes de pastorais, movimentos e comunidades para que participassem do SVES, que acontece em locais estratégicos do território paroquial: dois bairros periféricos, de grande vulnerabilidade social e distantes um do outro, possibilitando não somente a descentralização de atividades da Igreja Matriz, como também facilitando a presença daqueles agentes que residem nesses bairros ou próximo deles.

            Sob a coordenação geral do Conselho de Pastoral Paroquial, o SVES conta com 200 inscritos. Para a condução do SVES, a coordenação local da Renovação Carismática Católica disponibilizou seus agentes que trabalharão os temas do Querigmadurante os 9 dias, nos dois polos da paróquia, num intenso trabalho que envolverá ministros da Palavra para a pregação, ministros de música, servos intercessores e servos pastores que estarão realizando a função de moderadores nos grupos de partilha. Hoje, a Igreja assume o compromisso de evangelizar adultos que não passaram pelo processo de Iniciação à vida cristã; aí estão incluídos os que, embora batizados, se afastaram da Igreja ou que se apresentam com uma formação insuficiente. Doc 107, nº 120

          O SVES pode ser incluído no primeiro tempo do Ritual de Iniciação Cristã (RICA), tempo também denominado de Pré-catecumenato ou Primeiro Anúncio. Espera-se que os agentes de pastorais, movimentos e demais participantes, sob a intercessão da Virgem de Pentecostes, façam uma autêntica experiência com Nosso Senhor, reavivando assim seu batismo sacramental.

Conselho Pastoral da Paróquia do Divino Espírito Santo- Ubá/MG

Clique Aqui e Confira as fotos

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *