- Diocese de Leopoldina - http://dioceseleopoldina.com -

Festa da Padroeira Nossa Senhora do Rosário 2018

“Sal da terra e Luz do Mundo: como Maria, sejamos cristãos leigos e leigas comprometidos em testemunhar Jesus Cristo e seu Reino na sociedade.”

Nos dias 23 de setembro ao dia 07 de outubro, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Leopoldina, a Festa da Padroeira. Na manhã do dia 23 de setembro (domingo), aconteceu na Paróquia Nossa Senhora do Rosário em Leopoldina – MG, a 3ª Carreata de Carros de Boi e a 5ª Cavalgada com Maria. Após a concentração dos animais ao lado da igreja, percorremos algumas ruas de nossa cidade com a imagem de Nossa Senhora do Rosário, e também dos padroeiros dedas Comunidades que compõem a Paróquia, em direção ao Parque de Exposições de Leopoldina. Lá, Padre Marcelo abençoou os animais, como também os seus proprietários e familiares. Após a bênção, foi servido o Tradicional Almoço da Padroeira seguido de leilões com algumas prendas e também bezerros que foram ofertados e doados para nossa festa. No dia 28 de setembro (sexta-feira), iniciou-se a Novena Preparatória para a Festa de Nossa Senhora do Rosário. Foram nove noites em preparação para festa no dia 07, com a celebração da Santa Missa e a participação de diversos padres convidados que vieram abrilhantar nossas celebrações com suas palavras e reflexões. Durante o Novenário, tivemos a presença de várias escolas vizinhas à nossa paróquia e também escolas que pertencem ao território da nossa matriz. Alunos, professores e diretores que vieram agradecer e pedir proteção pela sua lida de cada dia. Junto com as escolas, vieram também as comunidades pertencentes à paróquia e também as pastorais, os movimentos e também os apostolados que movimentam a vida da nossa Igreja. Após as celebrações, os fiéis ficavam para participar da festa social; momento de confraternização e descontração de nossos paroquianos. Na festa social, havia barraquinhas de caldos, doces, salgados, pizza, pescaria e também o famoso sorteio de frangos. Ajudava a animar nossa quermesse, artistas de nossa cidade que com seu talento e seu dom, doavam o seu show à nossa padroeira. No dia 07 de Outubro (domingo), nosso dia festivo começou bem cedo! Às 07h00min presidiu a Santa Missa, nosso bispo diocesano, Dom José Eudes, que ao final desta celebração, concedeu a bênção aos comerciantes (convidados a participar desta celebração). Dando continuidade ao dia da padroeira, o Santíssimo Sacramento ficou exposto durante todo o dia, para que, os fiéis pudessem fazer o seu momento de adoração e agradecimento, e também, um momento de veneração à Imagem de Nossa Senhora do Rosário. Às 18h rezamos o Santo Terço com a participação do Apostolado do Terço dos Homens de nossa paróquia, e em seguida a procissão com a imagem de  Paróquia Nossa Senhora do Rosário  nossa padroeira percorrendo algumas ruas próximas de nossa paróquia. Após a procissão, às 19h, encerramos o dia com a Missa Festiva em Louvor a Nossa Senhora do Rosário, presidida por nosso pároco, Padre Marcelo Sérgio de Barros. No dia 14 de Outubro (domingo), às 14h, acontecerá o famoso Sorteio de Prendas em frente a nossa paróquia para o Sorteio de Prendas, encerrando assim a
Festa de nossa padroeira. “Em meio aos momentos difíceis em que nossa paróquia viveu nos últimos dias,
pude ver o empenho, o zelo e a dedicação de várias pessoas que vinham na Matriz limpar a igreja, lavar a calçada. (…) Meu agradecimento a todas as pessoas, os nossos paroquianos, as pastorais e os movimentos, nossa equipe de festa, os doadores e comerciantes que doaram generosamente as suas ofertas para essa festa. (…) Agradeço também a vocês que vieram participar todas as noites do novenário da nossa padroeira. (…) Muito obrigado!” – Agradecimento do Padre Marcelo na missa de encerramento da festa. Que Nossa Senhora do Rosário cubra-nos com seu manto protetor e continue intercedendo por cada um de nós.

Hugo de Almeida Matos
Pastoral da Comunicação
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Leopoldina – MG)