03 de Julho de 2018

Celebração da Crisma na Paróquia Sant’Ana, em Pirapetinga

Publicado por Autor:Henrique Silva Araújo

No último sábado, 30, aconteceu, na matriz Sant’Ana, em Pirapetinga, a celebração da Crisma para 75 jovens. A Santa Missa teve início às 9h e foi presidida pelo bispo Dom José Eudes Campos do Nascimento. Como concelebrante , o pároco Monsenhor Waltencyr Alves Rodrigues, e a presença do seminarista Henrique Silva Araújo e a parcela do povo de Deus pertencente à paróquia Sant’Ana.

No início da celebração, os crismandos fizeram uma homenagem a Dom José, recordando a sua nomeação como bispo de Leopoldina e a sua primeira visita à paróquia de Pirapetinga. Foi lida a seguinte mensagem:

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”.

Cora Coralina

“Querido Dom José, a sua caminhada o tem levado a vários lugares e a novos desafios. Por onde tem passado, a semente de Deus tem sido lançada com otimismo de que irá germinar e dar frutos. Pode ser que o senhor não colha o que semeou, mas o importante é seguir em frente e continuar o trabalho.

Aqui o senhor plantou a semente da fé, da alegria, da generosidade e, é claro, do bom humor.

Hoje é um dia muito importante para nós, que seremos crismados, e é uma alegria muito grande tê-lo aqui, um homem de grande sensibilidade pastoral, que ama muito sua missão, o povo e a nossa igreja.

Com essa pequena lembrança, queremos que sinta o nosso abraço carinhoso e agradecer por sua presença tão forte e significativa que nos confirmou na fé, nos orientou no caminho do bem e nos convidou ao seguimento fiel de Jesus e na sua Igreja. Que nosso compromisso de fé e participação na vida da comunidade seja realmente fortalecido. Que o Espírito Santo esteja sempre com o senhor, iluminando seus passos.”

Mensagem lida por Tayllá Oliveira Bastos

No momento que antecedeu a unção dos crismandos,Dom José destacou a importância dos jovens na vida da Igreja, e salientou que eles são chamados a ser sal da terra e luz do mundo. Foi emocionante ver o grupo de jovens confirmando o seu batismo e preparando-se para o seguimento da  missão cristã e do anúncio do evangelho.

Ao término da celebração, foi lida uma homenagem dos crismados ao Monsenhor Waltencyr, que comemora, neste ano, o  seu Jubileu Sacerdotal.Este que batizou todos os que receberam o sacramento do crisma.

Por tudo agradecemos ao Senhor pela vida destes jovens, e roguemos a Deus por intercessão de Sant´Ana, para que a chama do Divino Espírito Santo permaneça nos corações dos crismados.

Seminarista Henrique Silva Araújo

I  Ano de Filosofia