10 de Abril de 2017

Bispo realiza visita Pastoral na Paróquia de Santo Antônio em Belisário.

Publicado por Autor:Diác. Wallace Andrade

            Durante os dias 06, 07, 08 e 09, na Paróquia de Santo Antônio, em Belisário, o Bispo Diocesano, Dom José Eudes, realizou sua visita Pastoral. Esta visita consiste na ida do Sr. Bispo, com o Pároco da Paróquia visitada, a todas as comunidades, podendo rezar e estar com o povo durante estes dias. O Bispo pode, também, realizar visitas às instituições sociais e de caridade, instituições civis e políticas, manifestando, dessa forma, o cuidado de Mãe da Igreja para com os seus filhos em todos os âmbitos de sua realidade comunitária.

            Assim foi em Belisário. Dom José, sendo acolhido pelo Administrador desta Paróquia, Frei Gilberto e o Diácono Wallace, colaborador da mesma, iniciou no dia 06 deste mês, as visitas às comunidades, na qual rezou diversas ações litúrgicas, a saber:o Ofício Divino das Comunidades (Laudes); refletiu temas mistagógicos como: a Mistagogia do Batismo, da Palavra de Deus, do sacramento da Crisma, entre outras ações litúrgicas, ressaltou a Figura de Maria, pelo Santo Terço e suas devoções populares; e junto ao Apostolado da oração, catequistas demais membros da comunidade pôde adorar ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Também visitou aos enfermos desta Comunidade, dando-lhes a Unção e levando sempre a esperança de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como marco de sua visita, o Bispo teve a oportunidade de conversar com cada comunidade, podendo acolher suas necessidades e deixar suas orientações pastorais.

            Caracteristicamente, cada comunidade pôde apresentar seu histórico, frisando o seu início e percorrendo o caminho até o hoje, destacando suas conquistas e suas dificuldades. Como Pastor, Dom José referenciou o protagonismo do leigo na vida da comunidade à luz do Documento 105 da CNBB, em que incentiva o povo de Deus, a superarem suas dificuldades e despertarem em si, o desejo e o ardor missionário pastoral, afim de que possam com e nas suas comunidades, testemunharem e viverem o Evangelho de Jesus.

            Dom José Eudes, durante esses dias, realizou visitas a instituições de Belisário: a Escola Pedro Vicente, ao representante do Poder público, ao Eremitério da Fraternidade Santa Maria dos Anjos e ao Centro de Pesquisa Iracambi, em que pôde aprimorar os laços da Igreja com sua comunidade social, que anseia pelo cuidado e carinho de Mãe que esta pode oferecer.

            Encerrando, no dia 09, Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, com a presença de todas as comunidades da Paróquia, Dom José presidiu a Santa Missa, em louvor a Deus por esta Visita Pastoral e em início das celebrações da Semana Santa nessa comunidade paroquial. Incentivou, por fim, sempre ao povo de Deus para que não desistam da caminhada e jamais deixam morrer a alegria do Evangelho.

Diácono Wallace Andrade Teixeira

Clique Aqui e Confira as fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *