11 de Outubro de 2018

Aconteceu na Paróquia São Januário, em Ubá visita pastoral Dom José Eudes

Publicado por Autor:Igor

             No dia 02 de outubro de 2018 às 19:00h, na matriz de São Januário, foi feita a abertura da visita Pastoral pelo nosso bispo diocesano Dom José Eudes, presidindo a celebração da Santa Missa e com ele concelebrando nosso pároco Padre Oliveiro Teodoro e seu auxiliar Padre Roberto Peluso

              Após a missa, antes da bênção final foi lida pelo então coordenador do Conselho Pastoral Paroquial, Paulo Marcos toda a relação de Pastorais e Movimentos ativos nascomunidades, instituições e escolas que fazem parte de nossa paróquia eesta, porser centrale a primeira da cidade, contem Movimentos e grupos dos quais fazem parte pessoas de outras paróquias, como é o caso do Apostolado da Oração e Irmandade do Santíssimo Sacramento.

             A seguir, foi concedida a todos os presentes, estendendo às nossas casas, sua bênção apostólica, como foi dito pelo próprio Dom Eudes, que em sua visita recente para um retiro espiritual em Roma, tornou-se portador do Papa Francisco, para uma bênção especial a todas as suas ovelhas. Dando continuação Padre Oliveiro fez uma ligeira menção à agenda de atividades que Dom José Eudes deveria cumprir nestes quatro dias e meio que permanecerá conosco, começando já nesta mesma noite, após a missa  um encontro no Cantinho de São Francisco com representantes do Movimento Apostólico Mãe Peregrina de Schoinstatt, Apostolado da Oração, Legião de Maria, Comunidade do Jardim Alves do Valle e  Comunidade do bairro Jardim Glória.Neste encontro escutou a todos, em seus relatos de trabalhos na Igreja e na comunidade e exaltou a importância de cada um.

     Quarta feira, 03 de outubro às 07:00h, Dom Eudes iniciou sua jornada celebrando na Capela do Asilo São Vicente de Paulo, após a santa missa, uma breve visitaá Instituição, onde um café foi oferecido a todos os presentes e compartilhado com moradores e servidores da casa, momento de contato mais direto com os idosos institucionalizados e uma breve passagem pelos seus aposentos.

    Seguindo sua agenda, com membros da diretoria, coordenação e equipe técnica da Instituição, foi realisado um encontro iniciado com as apresentações e dandocontinuidade, teve-se a oportunidade de relatar sobre o objetivo do trabalho; acolhimento com qualidade e todas as dificuldades que são enfrentadas para que haja um bom atendimento, visando sempre a valorização do ser humano e a preocupação da casa em assegurar os direitos e garantir uma vida tranquila e comqualidade a cada morador.

      Às 10:00h – Visita á Escola Municipal irmã Ana Maria de Teixeira Costa, com oportunidade de estar em contato com os alunos, alguns professores e direção.

Às 14;30h  –  Visita à Escola Antonina Gonçalves Coelho , seguindo o mesmo propósito, estar com os alunos e  em contato com a direção e professores.

     Às 15:30h  –  Colégio Anglo, seguindo o mesma linha, ouvindo e opinando sobre o propósito da escola.

  Às  16:30h  – Escola Municipal Dep. Felipe  Balbi,  observando o mesmo procedimento, tecendo elogios ao acolhimento que é feito às crianças e a importância que a Igreja dá a este trabalho.

  Às  19:00h – Missa na Comunidade de São João, e após a missa  encontro com coordenadores e membros da comunidade. Em todos estes momentos, percebeu-se a preocupação de nosso bispo diocesano de estar bem próximo de todos, ouvindo-os e depois falando sobre o trabalho que a Igreja espera que seja desenvolvido por todos. Observou o cuidado da comunidade em manter este apostolado de bem acolher e resgatar membros que por algum motivo se encontram afastados.

    Quinta feira dia 04 de outubro, inicio da visita Pastoral na Capela Nossa Senhora das Mercês e encontro com membros daquela comunidade. Ali, através de um membro da Pastoral Carcerária, o que não faz parte de nossas pastorais, o senhor bispo teve oportunidade de estar à par de todas as suas dificuldades, o que muito o tocou.

      Às 10:30h  –  Visita ao Colégio Sagrado Coração de Maria, encontro  agradável com irmãs,  professores e alguns  alunos. Sempre escutando e depois fazendo sua reflexão sobre a importância do trabalho que fazem como educadores e do compromisso em manter esta formação de qualidade em um colégio com tradição religiosa para a cidade.

          Às 12:00h  – Almoço oferecido pela Comunidade das Irmãs

      Às 14:30h – Visita à Câmara Municipal de Ubá, onde vereadores e autoridades de nossa cidade estiveram presentes e também junto a estes alguns funcionários.

     Às 16:00h   –  Visita à sede da Prefeitura Municipal, contando com a presença do senhor atual prefeito Dr.EdsonChartune, autoridades e trabalhadores locais.

     Às 19:00h  –  Missa na Comunidade de N. S. da Glória, no bairro Peluso e logo em seguida, encontro com membros da coordenação. Após escutar seus componentes, foram expressadas palavras de admiração e incentivo ao trabalho desempenhado pela comunidade.

        Às 20:45h  – Foram encerradas as atividades do dia com um encontro fraterno entre as  coordenações do Terço dos Homens, Movimento de Cursilhos e Renovação Carismática, no Cantinho de São Francisco. Todos tiveram na oportunidade, momento de falar e expor sua realidade, deixando nosso bispo diocesano a par de seus trabalhos na evangelização de ambientes e busca de pessoas afastadas e desmotivadas, atraindo-as para o terço ou aos trabalhos da Igreja.

        Sexta- feira, dia 05 de outubro foi iniciada com a missa na matriz e abertura da adoração ao Santíssimo, por ser a primeira sexta feira do mês.

 09:00h – visita ao Colégio Tiradentes. Encontro com dirigentes e professores.

10:00h  – Colégio Raiz. Oportunidade de estar com dirigentes, professores e alunos.

 14:00h  –   Escola APAE  – Contato com professores, alunos e maior conhecimento sobre a casa e o trabalho que desempenham na comunidade.

 16:00h – Comunidade de Santo Antônio –  Córrego São Domingos.

17:00h –  Visita à Comunidade do Quebra Côco.

19:00h – Encontro na sala Santa Clara com coordenadores e membros da Pastoral do Dízimo, Santa Clara, Pastoral da Criança e  Mães de Anjos.

         20:00h  –  Confraternização no Cantinho de São Francisco com representantes dos Ministros extraordinários da Comunhão, Pastoral da Saúde, Pastoral da Esperança e Irmandade do SS. Sacramento.

       Sábado, 06 de outubro, encerramento da visita Pastoral iniciando às 07:00hcom o café da manhã junto aos funcionários.

Às  08;30h – Encontro com a Catequese e Coroinhas.

        09:30h –  Encontro envolvendo a coordenação, catequistas e crianças, o que foi de muito proveito inclusive para a diocese, segundo as palavras de Dom José Eudes.

10:30h  -Visita à SecretariaParóquial. Assinatura dos livros de registros de Batismo, Casamento e do Caixa da Paróquia.

14:00h  –  Encontro com o CPP ( Conselho Pastoral Paroquial )  e Conselho Administrativo da Paróquia, onde nosso bispo deixou claro em suas palavras que este não é o “Ano do Laicato”  mas, sim o ano destinado a dar o impulso inicial ao compromisso do Leigo com a Igreja, o  que deve durar indefinidamente. Teceu na oportunidade, elogios ao trabalho executado na paróquia sob a orientação de nosso Pároco padre Oliveiro e seus ajudantes, padre Roberto e Monsenhor Muniz e deixou claro, que não teria na verdade nada a acrescentar a este respeito.

       15:30h  –  Confraternização com as Pastorais do Ambiente Familiar; EC ( Encontro e Casais), Past. Do Batismo, dos Noivos e do Matrimônio. Quando lhe foi dada a oportunidade de um contato ainda maior com seus membros.

       17:00h  –  encontro com os Jovens ( EJC, Cerimoniários, EAC e Crisma).

       19:00h  –  Encerramento da visita Pastoral com a Missa. Despedidas, elogios e agradecimentos mútuos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *